sábado, 29 de junho de 2013

Situação de aprendizagem

Situação de Aprendizagem- Conto “Pausa” de Moacyr Scliar
Público-alvo- 8ª série
Objetivo:
                Desenvolver procedimentos produtivos de estudo dos textos do tipo narrativo, gênero conto;
                Intensificar as práticas de leitura e escrita, especialmente de textos reflexivos, a fim de que os alunos criem o hábito de uma leitura crítica, captando as intenções do autor e as informações implícitas dos textos.
                E, concluindo, escrevam seus próprios textos, utilizando bem toda a estrutura de um texto  do tipo narrativo.
Duração:
Quatro aulas.
Desenvolvimento:
                1ª Etapa
             Para a realização de uma leitura compartilhada o professor deve garantir determinas condições didáticas como, por exemplo, um clima favorável para a leitura compartilhada, a disposição dos alunos para a escuta, a proximidade deles com o material impresso para que possam acompanhar e visualizar imagens que façam parte do texto. Então:
1-Organize a sala em grupos de até quatro alunos;
2-Distribua o material entre eles e dê início às questões de previsão de leitura.
                2ª Etapa:
Lance as seguintes perguntas à sala:
a) O que você entende sobre o sentido da palavra pausa? (Se necessário, buscar os sentidos no dicionário e escrevê-los na lousa, para verificar depois qual dos significados está de acordo com o texto) Quando e por que é necessário dar  uma pausa? O que vocês esperam de uma narrativa, cujo título é “Pausa”? Registrem em seus cadernos suas expectativas de leitura.
b) Vocês já ouviram falar do escritor Moacyr Scliar? Conhecem alguma obra que ele publicou?
c) Qual é o gênero textual que vocês consideram ser o texto?
Ouça as repostas da turma e apresente o escritor a eles.
                3ª Etapa
Leia o conto com a sala e recolha as impressões gerais. Distribua questões para serem respondidas pelo grupo:
1-Qual é o gênero textual que vocês consideram ser o texto?
2-A partir da leitura, observem traços narrativos.
Destaquem os elementos da narração, retirando fragmentos do texto:
a) ação
b) narrador
c) tempo (o narrador contrasta dois tempos: o cronológico e o psicológico. Apresente-os.)
d) espaço (há diferentes espaços na narrativa, destaque-os)
e) personagem (observem a descrição das personagens, ressaltando aspectos físicos e aspectos psicológicos). Aponte estes traços em Samuel e sua mulher.
Descrição física.
Descrição psicológica.
3-Sobre o enredo: Retomando o início do conto.
a)Verificando as ações de Samuel assim que o despertador toca, o que se pode concluir?
b)Observando a mulher de Samuel, o que se pode dizer sobre ela?
c) Samuel sai de casa, e se desloca para outro espaço. O que você acha sobre onde Samuel está e o que ele vai fazer? O que levaria Samuel a usar outro nome? O que Samuel fez dentro do quarto? Por que Samuel trocaria o domingo com sua esposa pelo quarto? Como é esse quarto?
d)Quando Samuel dorme profundamente, é possível perceber que seu sonho apresenta vários símbolos de seu inconsciente e talvez a explicação para a “pausa” que ele “se dá” aos domingos. Explique a situação.
e) O despertador toca novamente. É tempo de Samuel voltar a sua outra rotina. Qual o tempo gasto em sua pausa?
f) É certo dizer que a vida do protagonista é constituída por duas rotinas. Quais? Por quê?
g) Depois de ler e analisar todo o texto, qual sua opinião sobre a dupla personalidade da personagem? Nos dias de hoje ainda existem muitas pessoas que agem assim como Samuel? Por quê?
h) Suas previsões sobre o texto anotadas no início da leitura se confirmaram? Se não se confirmaram, no que se diferenciam?
                4ª Etapa

      Pensando nas várias e diferentes pausas imaginadas pelo ser humano para fugir de sua realidade tediosa e sufocante, marcada pela correria e pressa do dia a dia, redija um pequeno conto ( 20 a 30 linhas), utilizando uma personagem dividida como Samuel, saindo de sua rotina viciante e fazendo uma “pausa”. Use sua imaginação e pense em outras justificativas, para tal atitude. Utilize uma linguagem simples, para um público jovem, mas não se esqueça da norma padrão.

Pensamento do dia

Escrevo porque à medida que escrevo vou me entendendo e entendendo o que quero dizer, entendo o que posso fazer.
Escrevo porque sinto necessidade de aprofundar as coisas, de vê-las como realmente são...
Clarice Lispector

segunda-feira, 17 de junho de 2013

                                                                                                       


 

 Meu Primeiro Beijo 

1- Inferência textual: Porque o autor deu esse título ao texto?
 
1.1- Pelo título conseguimos saber o foco narrativo do texto?
 
2- Compreensão de texto
 
a) O que significa o pseudônimo cultura inútil do Paeracelso? Por que o narrador se refere a ele assim?
 
b) O texto está em prosa ou poesia? Qual é o público alvo do texto?
 
c) Quais são as personagens do texto?
 
d) Podemos dizer que o Paracelso fez uma pequisa antes de se declarar?
 
e) Qual é o espaço e o tempo em que ocorre a narrativa?
 
f) Descreva o clímax do texto
 
g) Explique a metáfora "abismo do primeiro beijo"
 
h) Porque as contas de telefone aumentaram e depois diminuíram no desfecho?
 
i) Existem marcas textuais que indicam a presença do discurso direto?quais são elas?
 
j) Produza um desfecho diferente para a história.
 

domingo, 16 de junho de 2013

"Avestruz", de M. Prata - Atividade em grupo

Conforme solicitado, posto aqui a atividade que nosso grupo desenvolveu no encontro presencial.
 Situação de aprendizagem com foco na leitura, considerando as habilidades e as estratégias.

TEXTO DE APOIO: "AVESTRUZ" - Mário Prata.

1)      Você conhece a avestruz?  Quais são suas características?
2)      O enredo do texto retrata apenas sobre a avestruz?
3)      Por meio do titulo do texto o que você imagina que irá acontecer na história?
4)      Você considera que Deus errou na criação do bicho?
5)      Quais foram os motivos que o narrador usou para convencer o menino a desistir do animal?
6)      Qual o gênero do texto?
7)      Quais são as personagens do texto?
8)      Qual o foco narrativo? Qual o espaço?  Qual o tempo? Qual o clímax? Qual o desfecho?
9)      Descreva a ave do texto, faça uma ilustração e produz um acróstico.

10)   Reconte a história com suas palavras.
CONVITE!

Convido a todas companheiras do grupo de a todos os cursistas do "Melhor Gestão, Melhor Ensino" a conhecerem meu blog de muito tempo atrás que servia como uma ótima ferramenta pedagógica e de acesso direto com meus alunos. Espero que gostem!
http://professoralilianmarques.blogspot.com.br/

Beijos virtu@is!!!!!

Boas-vindas!

Queridas,
Estava impossível publicar aqui já que os convites para ser membro de tal Blog estavam encaminhados diretamente para caixa de "span". Enfim, cá estou eu!!!

Obrigada a todas pela paciência e pelo convite! É um prazer poder compartilhar com todas vocês CONHECIMENTO, EXPERIÊNCIAS, LEITURAS E, ACIMA DE TUDO, AMIZADE!!!!

Posto, assim, um vídeo de uma canção que nos faz refletir bastante! Espero que gostem!!! - "Paciência", de Lenine.



domingo, 9 de junho de 2013

Lembranças das primeiras leituras.


              

Na minha infância, ia passar

férias no sítio onde minha 
irmã morava. Lá não havia
energia elétrica, à noite antes
de dormir minha irmã lia sob 
a luz de lamparina.




          Foi aí que passei a me interessar pela leitura.
Já na escola a professora de português pediu para 
lermos um livro de crônicas e fazer a reescrita. 
Tirei nota 10, fiquei orgulhosa de mim mesma.
Depois disso comecei a ler os livros indicados na
escola e lia os clássicos, sempre antes de dormir. 
E nessa viagem dos sonhos, construí a pessoa que
sou hoje.

O que aprendi até aqui através da leitura é o meu
particular tesouro.


             




sábado, 8 de junho de 2013

Criado por professoras da rede estadual com o objetivo de compartilhar ideias e muitas leituras. Bem-vindos!!!!

    Ler é pura magia !!!
    Caçulinha de uma família de 5  irmãos, tive muitos exemplos de leitores em casa. Minha irmã lia Jorge Amado escondida  porque naquela época, não era uma leitura adequada para mocinhas. Meu primeiro romance foi o Diário de Ana Maria de Michel Quoist, um livro lindo que ajudava adolescentes em seus primeiros problemas. Acho que tinha uns 11 anos, depois... ah! Depois fiquei viciada... Exupéry, Agatha Christie, Manoel Bandeira, ah! Manoel... andorinha, andorinha...Carlos Drummond...mundo, mundo vasto mundo...José de Alencar, foi o meu grande romancista... como  eu sonhava com os vestidos de Aurélia Camargo... e da  moreninha  do Macedo e depois o bruxo, com Machado aprendi a articular melhor o pensamento, me preparei para compreender outras leituras. Érico Veríssimo me ensinou a sentir os detalhes dos ambientes com suas descrições primorosas. Guimarães com “sua”  Diadorim ...os neologismos... Hoje continuo lendo muito, sem preconceito, por fruição: gosto dos mistérios e símbolos de Dan Brown, do lirismo de Carlos Ruiz Zafon, da ironia de Luís Fernando Veríssimo e tantos outros, tantas viagens, tantas emoções ...pura magia !!!

Minhas leituras

                                                                     

                                            Minhas leituras

      Meu primeiro contato com a leitura e escrita, aconteceu quando eu ainda era bem pequena, em casa, minha mãe me ensinava as primeiras "letrinhas" do alfabeto, com muita paciência e carinho. Com muita dedicação dela, logo aprendi a escrever meu nome, me recordo que foi emocionante.
Tempos depois, passei a frequentar a escola e o contato com livros, os desenhos da cartilha e o mundo da biblioteca foi encantador, conhecer as letras e as sílabas me fazia querer saber cada vez mais. O que me lembro com muito saudosismo, foi quando conheci os livros que continham as histórias de contos de fadas, que foram marcantes em minha infância, porque antes de conhecê-las em livros apenas ouvia de minha mãe as características daqueles personagens encantadores.
      Hoje tenho oportunidade de viver em casa uma experiência fantástica, tenho uma filha de quatro anos que está sendo alfabetizada e adoro reviver aquele momento tão especial que tive com minha mãe na minha infância.
Nossos alunos da atualidade, sem dúvida vivenciam oportunidades de contato com a leitura e a escrita bem mais amplas que a de anos atrás, hoje as escolas disponibilizam muitos materiais, e temos a função, como educadores, de fazermos com que o encanto que sentíamos no passado em ler e escrever também seja sentido por ele.
p/ Karla Maria Domingos Cintra