sábado, 29 de junho de 2013

Situação de aprendizagem

Situação de Aprendizagem- Conto “Pausa” de Moacyr Scliar
Público-alvo- 8ª série
Objetivo:
                Desenvolver procedimentos produtivos de estudo dos textos do tipo narrativo, gênero conto;
                Intensificar as práticas de leitura e escrita, especialmente de textos reflexivos, a fim de que os alunos criem o hábito de uma leitura crítica, captando as intenções do autor e as informações implícitas dos textos.
                E, concluindo, escrevam seus próprios textos, utilizando bem toda a estrutura de um texto  do tipo narrativo.
Duração:
Quatro aulas.
Desenvolvimento:
                1ª Etapa
             Para a realização de uma leitura compartilhada o professor deve garantir determinas condições didáticas como, por exemplo, um clima favorável para a leitura compartilhada, a disposição dos alunos para a escuta, a proximidade deles com o material impresso para que possam acompanhar e visualizar imagens que façam parte do texto. Então:
1-Organize a sala em grupos de até quatro alunos;
2-Distribua o material entre eles e dê início às questões de previsão de leitura.
                2ª Etapa:
Lance as seguintes perguntas à sala:
a) O que você entende sobre o sentido da palavra pausa? (Se necessário, buscar os sentidos no dicionário e escrevê-los na lousa, para verificar depois qual dos significados está de acordo com o texto) Quando e por que é necessário dar  uma pausa? O que vocês esperam de uma narrativa, cujo título é “Pausa”? Registrem em seus cadernos suas expectativas de leitura.
b) Vocês já ouviram falar do escritor Moacyr Scliar? Conhecem alguma obra que ele publicou?
c) Qual é o gênero textual que vocês consideram ser o texto?
Ouça as repostas da turma e apresente o escritor a eles.
                3ª Etapa
Leia o conto com a sala e recolha as impressões gerais. Distribua questões para serem respondidas pelo grupo:
1-Qual é o gênero textual que vocês consideram ser o texto?
2-A partir da leitura, observem traços narrativos.
Destaquem os elementos da narração, retirando fragmentos do texto:
a) ação
b) narrador
c) tempo (o narrador contrasta dois tempos: o cronológico e o psicológico. Apresente-os.)
d) espaço (há diferentes espaços na narrativa, destaque-os)
e) personagem (observem a descrição das personagens, ressaltando aspectos físicos e aspectos psicológicos). Aponte estes traços em Samuel e sua mulher.
Descrição física.
Descrição psicológica.
3-Sobre o enredo: Retomando o início do conto.
a)Verificando as ações de Samuel assim que o despertador toca, o que se pode concluir?
b)Observando a mulher de Samuel, o que se pode dizer sobre ela?
c) Samuel sai de casa, e se desloca para outro espaço. O que você acha sobre onde Samuel está e o que ele vai fazer? O que levaria Samuel a usar outro nome? O que Samuel fez dentro do quarto? Por que Samuel trocaria o domingo com sua esposa pelo quarto? Como é esse quarto?
d)Quando Samuel dorme profundamente, é possível perceber que seu sonho apresenta vários símbolos de seu inconsciente e talvez a explicação para a “pausa” que ele “se dá” aos domingos. Explique a situação.
e) O despertador toca novamente. É tempo de Samuel voltar a sua outra rotina. Qual o tempo gasto em sua pausa?
f) É certo dizer que a vida do protagonista é constituída por duas rotinas. Quais? Por quê?
g) Depois de ler e analisar todo o texto, qual sua opinião sobre a dupla personalidade da personagem? Nos dias de hoje ainda existem muitas pessoas que agem assim como Samuel? Por quê?
h) Suas previsões sobre o texto anotadas no início da leitura se confirmaram? Se não se confirmaram, no que se diferenciam?
                4ª Etapa

      Pensando nas várias e diferentes pausas imaginadas pelo ser humano para fugir de sua realidade tediosa e sufocante, marcada pela correria e pressa do dia a dia, redija um pequeno conto ( 20 a 30 linhas), utilizando uma personagem dividida como Samuel, saindo de sua rotina viciante e fazendo uma “pausa”. Use sua imaginação e pense em outras justificativas, para tal atitude. Utilize uma linguagem simples, para um público jovem, mas não se esqueça da norma padrão.

Pensamento do dia

Escrevo porque à medida que escrevo vou me entendendo e entendendo o que quero dizer, entendo o que posso fazer.
Escrevo porque sinto necessidade de aprofundar as coisas, de vê-las como realmente são...
Clarice Lispector

segunda-feira, 17 de junho de 2013

                                                                                                       


 

 Meu Primeiro Beijo 

1- Inferência textual: Porque o autor deu esse título ao texto?
 
1.1- Pelo título conseguimos saber o foco narrativo do texto?
 
2- Compreensão de texto
 
a) O que significa o pseudônimo cultura inútil do Paeracelso? Por que o narrador se refere a ele assim?
 
b) O texto está em prosa ou poesia? Qual é o público alvo do texto?
 
c) Quais são as personagens do texto?
 
d) Podemos dizer que o Paracelso fez uma pequisa antes de se declarar?
 
e) Qual é o espaço e o tempo em que ocorre a narrativa?
 
f) Descreva o clímax do texto
 
g) Explique a metáfora "abismo do primeiro beijo"
 
h) Porque as contas de telefone aumentaram e depois diminuíram no desfecho?
 
i) Existem marcas textuais que indicam a presença do discurso direto?quais são elas?
 
j) Produza um desfecho diferente para a história.
 

domingo, 16 de junho de 2013

"Avestruz", de M. Prata - Atividade em grupo

Conforme solicitado, posto aqui a atividade que nosso grupo desenvolveu no encontro presencial.
 Situação de aprendizagem com foco na leitura, considerando as habilidades e as estratégias.

TEXTO DE APOIO: "AVESTRUZ" - Mário Prata.

1)      Você conhece a avestruz?  Quais são suas características?
2)      O enredo do texto retrata apenas sobre a avestruz?
3)      Por meio do titulo do texto o que você imagina que irá acontecer na história?
4)      Você considera que Deus errou na criação do bicho?
5)      Quais foram os motivos que o narrador usou para convencer o menino a desistir do animal?
6)      Qual o gênero do texto?
7)      Quais são as personagens do texto?
8)      Qual o foco narrativo? Qual o espaço?  Qual o tempo? Qual o clímax? Qual o desfecho?
9)      Descreva a ave do texto, faça uma ilustração e produz um acróstico.

10)   Reconte a história com suas palavras.
CONVITE!

Convido a todas companheiras do grupo de a todos os cursistas do "Melhor Gestão, Melhor Ensino" a conhecerem meu blog de muito tempo atrás que servia como uma ótima ferramenta pedagógica e de acesso direto com meus alunos. Espero que gostem!
http://professoralilianmarques.blogspot.com.br/

Beijos virtu@is!!!!!

Boas-vindas!

Queridas,
Estava impossível publicar aqui já que os convites para ser membro de tal Blog estavam encaminhados diretamente para caixa de "span". Enfim, cá estou eu!!!

Obrigada a todas pela paciência e pelo convite! É um prazer poder compartilhar com todas vocês CONHECIMENTO, EXPERIÊNCIAS, LEITURAS E, ACIMA DE TUDO, AMIZADE!!!!

Posto, assim, um vídeo de uma canção que nos faz refletir bastante! Espero que gostem!!! - "Paciência", de Lenine.



domingo, 9 de junho de 2013

Lembranças das primeiras leituras.


              

Na minha infância, ia passar

férias no sítio onde minha 
irmã morava. Lá não havia
energia elétrica, à noite antes
de dormir minha irmã lia sob 
a luz de lamparina.




          Foi aí que passei a me interessar pela leitura.
Já na escola a professora de português pediu para 
lermos um livro de crônicas e fazer a reescrita. 
Tirei nota 10, fiquei orgulhosa de mim mesma.
Depois disso comecei a ler os livros indicados na
escola e lia os clássicos, sempre antes de dormir. 
E nessa viagem dos sonhos, construí a pessoa que
sou hoje.

O que aprendi até aqui através da leitura é o meu
particular tesouro.